terça-feira, março 13, 2018

AGENTE SECRETO CORRIGAN





Agente Phil Corrigan (ou Agente Secreto X-9) começou sendo escrito pelo mestre da literatura policial americana Dashiel Hammett, e desenhado por outro mestre dos quadrinhos, Alex Raymond.


A primeira tira foi publicada no dia 22 de janeiro de 1934. Por ordem de publicação, os ilustradores que se seguiram na criação da série, foram: Charles Flanders (que se tornaria famoso na série Lone Ranger). N. A. Fonsky, Paul Norris, Bob Lubbers, e por último Al Williamson, que desenhou histórias escritas por Archie Goodwin.


Assim, Phil Corrigan, ao longo destes 84 anos de vida profissional, passou por diversas crises politicas do seu país e, praticamente fez de tudo na sua luta contra o mal, permanecendo no FBI, como lutador intemerato, anônimo, o verdadeiro “G-Men”, tal como foi conhecido e admirado nos anos 30, quando uma áurea romântica o adornava.


Al Williamson devolveu-lhe toda a originalidade do seu começo: ele é um herói capaz de dar a vida pela Pátria e também pela sua companheira. E sobretudo junto ao seu espírito de luta, um espírito de sacrifício que cada vez mais vai sendo menos vulgar, mesmo nos heróis do nosso tempo. Nuca como hoje se pretende ser herói com o mínimo de trabalho possível.


Quanto ao valor artístico desta tira diária, Al Willianson foi reconhecido em todo o mundo da arte como um dos melhores sucessores diretos de Alex Raymond.


É incrível como uma obra de mal magnitude permaneça praticamente inédita no Brasil. Apenas uma pequeníssima parte destas tiras, desenhadas por Al Willianson, foram publicadas por aqui pela Rio Gráfica e Editora, na revista Gibi Semanal.


Nós do HQ Point resolvemos levar adiante um projeto ousado: traduzir e disponibilizar todas as tiras escritas por Archie Goodwin e desenhadas por Al Williamson.

Os trabalhos já estão em andamento e já temos uma grande quantidade de material pronto, que serão disponibilizados aos poucos no nosso blog. Como se trata de uma média de 4.500 tiras, precisamos de ajuda na tradução desse material. Se você sabe traduzir (inglês/português) e está disposto a nos ajudar nessa empreitada, entre em contato conosco (hqpoint@gmail.com), sua ajuda será de grande importância.

 

Pretendemos fazer o mesmo trabalho com outros personagens clássicos, entre eles Rip Kirby, Steve Canyon, Johnny Hazzard, Tarzan, entre outros. Tudo vai depender da conclusão deste projeto em andamento.

Contamos com a ajuda de quem puder nos ajudar.

4 comentários:

  1. Como fazer para colaborar,quero ajudar,não muito,mas desejo participar.

    ResponderExcluir
  2. Vc quer ajudar nas traduções ou ser um colaborador do blos?
    Caso queira ser um colaborador, entre em contato via email.

    ResponderExcluir
  3. Queria ser um colaborador do Blogue HQ Point.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor, amigo, entre em contato via hqpoint@gmail.com

      Excluir