sábado, maio 04, 2019

PARA QUEM AINDA NÃO LEU...

TEMPOS DIFÍCEIS



O que eu temia está acontecendo. A empresa para a qual trabalho (como terceirizado) está passando por uma grande reestruturação e reforma. Todo o prédio foi esvaziado e passará por grandes modificações. Toda a parte elétrica e de internet foram desativadas, ou seja, “quebraram as minhas pernas”.

Como nossas atualizações do HQ POINT eram feitas durante o meu período de trabalho, tive que tomar medidas para contornar a situação: assinei internet para a minha residência, evitando assim que o blog ficasse sem atualizações, justamente quando passamos a fazer postagens diárias.

E o que era ruim ficou ainda pior. Acabei de receber o aviso de que o nosso posto de trabalho será desativado. Trocando em miúdos: daqui trinta dias farei parte das estatísticas do desemprego.

Não foi uma grande surpresa. Há pelo menos dois anos já esperava que algo parecido acontecesse. O problema é que agora é hora de parar e fazer um balanço de tudo, ver o que é preciso fazer e o que é preciso deixar de fazer.

Parar com o blog É IMPOSSÍVEL. Já falei aqui várias vezes que mantenho o blog por uma espécie de terapia. Traduzir, digitalizar, tratar imagens e compartilhar nossos arquivos se tornou pra mim uma espécie de passatempo e maneira de relaxamento.

O grande problema de se manter o blog agora é a despesa adicional da internet, sem falar que terei que diminuir as aquisições de revistas impressas (que geralmente digitalizamos).

Por sorte ainda temos uma grande quantidade de revistas/arquivos para serem disponibilizados e essa tal “aquisição de novas” não chega a preocupar.

O blog vai muito bem, temos uma média de 800 a mil visitas diárias, mais de duzentos seguidores e pouco mais de uma centena de colaboradores. O grande problema é que toda essa turma PARECE NÃO EXISTIR. Quase ninguém se manifesta, não comentam as postagens, não agradecem, nem mesmo classificam as postagens (“ruim, bom, ótimo”, que aparece logo abaixo  das postagens). Mas o pior de tudo é a baixa adesão às nossas campanhas de arrecadação. Na última, menos de 30 pessoas contribuíram.

O atual sistema de links SÓ PARA COLABORADORES funciona bem, mas começamos a detectar que pessoas que não fazem parte do nosso grupo estão tendo acesso aos links. Alguns arquivos estão sendo baixados pelo dobro de pessoas que são nossos colaboradores. Existem duas possibilidades: ou nossos amigos estão baixando duas vezes o mesmo arquivo ou ESTÃO REPASSANDO os links/senha.

Claro que nunca vamos conseguir barrar esse tipo de atitude de alguns colaboradores, que ao invés de incentivar que seus amigos também se tornem colaboradores, acabam repassando os links dessa maneira.

Apesar de todos os problemas (profissionais e pessoais), pretendo continuar com os trabalhos do HQ Point, mas vou restringir cada vez mais o número de pessoas a terem acesso aos nossos trabalhos. A partir de junho próximo estaremos postando nossos links em um GRUPO FECHADO do FACEBOOK, onde apenas convidados poderão ter acesso ao material. Através desse grupo fechado poderei ter um controle maior de quem está participando, teremos um contato mais direto, quem é amigo de quem, e até mesmo um espaço maior para comentários e discussões.

E quem poderá fazer parte desse grupo?
Pessoas que estejam dispostas a nos ajudar em nossas traduções, a doar arquivos inéditos, revistas.

E quem não atende a nenhum dos itens acima, como participar?
Estaremos estipulando uma mensalidade no valor de cinco reais para quem quiser fazer parte do grupo e não pode ajudar de outra maneira. Lembrando que esse dinheiro será usado para cobrir nossas despesas (provedor de internet e revistas).

O blog vai acabar?
Não. O blog continuará existindo. Será uma espécie de catálogo do que poderá ser encontrado no GRUPO FECHADO do Face. Continuaremos postando por lá as capas e informações sobre cada edição postada.

Tenho certeza de que cinco reais não irá pesar no orçamento de ninguém, mas que pra nós será de grande ajuda. E antes que comecem o “mimimi” de que estou COBRANDO por scans, vale lembrar que os tempos estão mudando e muitos outros blogs e sites utilizam esse tipo de sistema, sem falar nos canais de vídeos onde os seguidores ajudam a manter quem os administra.

Com o HQ POINT não será diferente. Temos despesas, precisamos adquirir equipamentos e revistas. Se muitos vão tirar proveito desse nosso trabalho, não custa nada dar uma forcinha.

Espero que você seja uma dessas pessoas. Será um prazer ter você em nosso GRUPO FECHADO. Entre em contato: hqpoint@gmail.com ou pelo nosso whatsapp (62) 98291 5311

O grupo já está em fase de experiência e entrará em plena atividade a partir do dia 1º de junho.

Obrigado pela atenção.

PC Castilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário