sexta-feira, maio 26, 2023

DYLAN DOG

 


DYLAN DOG
PERSEPÇÕES EXTRASSENSORIAIS
Tradução e letras: PC Castilho
(inédito no Brasil na versão impressa)
Disponível no formato scan no grupo HQ POINT PREMIUM



Dizem que, quando morre, uma pessoa rememora, em poucos minutos, todos os momentos mais importantes de sua vida. Esse é o mote da história Percepções extra-sensoriais, publicada no número 159 da edição italiana de Dylan Dog. Na história, um assassino em série mata para absorver essas memórias.

A sequência inicial é um ótimo exemplo de como o roteirista Pasquale Ruju e o desenhista Ugolino Cossu trabalham magistralmente o tema.

Nela, um homem é morto com uma facada por um personagem misterioso, vestindo um capote, um chapéu e uma máscara com um desenho a la Picasso. O homem pergunta por que está sendo morto. É quando ouve uma voz de sua mãe chamando para o jantar. A sequência pula para o enterro da mãe. Então pula para a primeira relação sexual dele, depois para o primeiro emprego, depois da a esposa reclamando que ele pensa apenas no trabalho. Há uma estratégia aqui que liga todas essas sequências, como se elas estivessem acontecendo uma logo após a outra, apesar de nitidamente se passarem anos: a última palavra de uma sequência é a primeira da sequência anterior. Will agradece à mulher com a qual teve a primeira relação sexual. No quadro seguinte o dono da empresa que o contrata diz que ele não precisa agradecer pelo emprego, pois seu currículo é excelente. Will responde que tem certeza de que gostará do trabalho. A esposa diz: “Do que tem certeza, Will? Do fato de que continuará passando todos os dias e noites em seu maldito trabalho?”.

Dylan Dog se liga à trama quando conhece, num Museu, uma sensitiva surda, Clarice Anderson. Ela é uma das grandes atrações de um congresso de percepção extra-sensorial. O assassino do início da história está matando os convidados e as mortes parecem ter alguma relação com a moça, já que ele envia e-mails para ela com fotos dos assassinatos. Aliás, tudo indica que ela é seu principal alvo.
Assim, a HQ tem todos os elementos de uma história de DD, incluindo deliciosas sequências de Grouxo fazendo piadas. E prepare-se: a última página apresenta uma reviravolta realmente surpreendente.

De negativo apenas o uso da cor, que em muitos momentos parece desproporsitado. Os quadrinhos bonnelli são tradicionalmente preto e branco e nem sempre acertam quando resolvem fazer uso da cor.

Gian Danton

quinta-feira, maio 25, 2023

ALEX TOTH - BRAVO FOR ADVENTURES

 


BRAVO FOR ADVENTURES
Tradução e letras: PC Castilho 
(Disponível em scan no nosso grupo do Facebook)

AVIADORES, DAMAS E GANGSTERES


Uma homenagem a aventura mais clássica assinada por um 

mestre indicutível dos quadrinhos.

Alex Toth é um autor reverenciado pela profissão, mas que nunca levantou grabndes paixões entre os leitores. Talvez porque raras vezes pode contar com um roteirista à altura de sua capacidade artística. Grande desenhista e excelente narrador, um de seus trabalhos mais populares foi a adaptação da série da série televisiva O ZORRO, publicada entre finais dos anos cinquenta e início dos sessenta, apesar de que suas criações principais mais pessoais foram histórias de terror realizadas para a Editora Warren uma década mais tarde.



Também desenhou inúmeras histórias desde a Era de Ouro aos anos setenta para empresas como a Dell, Timely, Gold Key, Standard e DC, além de trabalhar em séries famosas de animação para a Hanna-Barbera.

Entretanto, descontente com a indústria e animado pelo reconhecimento dos quadrinhos na Europa, durante os anos setenta produziu BRAVO FOR ADVENTURE para uma editora francesa com absoluta liberdade criativa. Mas a obra só seria lançada na década seguinte e mesmo tendo uma breve sequencia sendo lançada em 1983, não teve uma boa aceitação para continuar.

As duas partes são reunidas neste volume, que também inclue desenhos promocionais, testes e desenhos de páginas que nunca chegaram a ser impressa.



AMBIENTE RETRÔ

Jesse Bravo é um piloto que gerência um negócio de voos de aluguel, além de exercer de vez em quando o papel de especialista. A história tem lugar durante a Grande Depressão; nos dias do crime organizado mas também na idade dourada da aviação e indústria do cinema. O protagonista é fisicamente parecido com Errol Flynn, escolha acertada considerando o tipo de herói e aventura que reivindica a obra. E, como o seu homólogo cinematográfico, é um personagem bonito, brincalhão e corajoso.

Entre os personagens secundários estão Nico Kardos, dono de um cassino flutuante; Vivi Powell, a atraente filha de um vigarista de Hollywood; Bumper, o mecânico; Bo Bannon, aviador e antigo amigo de Jesse... além do resto da esquadrilha, de produtores de cinema, poiliciais e pistoleiros. É um argumento sobre a coragem e as amizades quebradas, com alguma coisa de intriga e violência, doses de tensão sexual não resolvida e ação à base de perseguições de carros e aeroplanos. É desenhada com um preto e branco sintético, elegante e efetivo, cujo magistral sentido de iluminação, narrativa e desenho dão forma a uma história com a estética do cinema de aventuras e do gênero NOIR dos anos trinta.



A segunda parte é um breve devaneio do protagonista, que permite a Toth experimentar com a sequência, as onomatopeias e a montagem de uma peripécia surrealista.

BRAVO FOR ADVENTURES foi uma tentativa frustrada de realizar uma HQ autoral antes que as graphic novels se tornassem moda nos Estados Unidos. Uma tentativa de um criador inquieto e eternamente insatisfeito que nunca pode fazer uma obra que lhe fizesse justiça.


quarta-feira, maio 24, 2023

JEREMIAH...

 


Em um mundo no futuro, pós-apocalíptico , onde a população foi destruída por uma explosão nuclear. Um mundo cuja sociedade retrocedeu mais de 300 anos e ficou reduzida tecnologicamente à idade média. Um mundo infestado de tensões e conflitos raciais. Um mundo onde os escassos sobrviventes se organizam em pequenos povoados, geralmente dominados por ditadores sem escrúpulos.



Neste mundo, JEREMIAH é um adolescente norte-americano órfão, que pouco a pouco vai percebendo que o mundo (ou o que resta dele) é um lugar brutal onde a força é a única linguagem que se entende e respeita. Sua inocência e sua bondade contrastam com a amoralidade de seu amigo KURDY e por isso surgem diversas disputas entre eles. Mas acima de tudo, sua amizade é mais importante.


Álbum após álbum, Jeremiah, marcou toda uma geração de leitores. Aprofundar-se nesta maravilhosa obra de Hermann implica percorrer ficções solidamente estruturadas dentro de um microcosmo cheio de escuridão e desespero. De decepção e indignação. Em um mundo hostil e caótico, onde por acaso, Jeremiah e Kurdy Malloy se encontrarão vagando por terrenos baldios, em busca de uma justiça que não existe, em lugar nenhum. Dois homens sem filtros, abalados pelo curso dos acontecimentos, sobrevivem ao caos.



O planeta de Jeremiah é como o sopro de uma bomba sob uma violenta guerra racial. Estamos a falar de um mundo entre o bem e o mal, uma involução de séculos que giram, sequência a sequência entre terror, faroeste e ficção científica, difícil de determinar e capaz de nos arrastar sem pestanejar para um mar de aventuras inimagináveis. Sob um padrão de sobrevivência, como se houvesse uma espécie de laço que unisse alguns fios ocultos, a forma será adotada nos primeiros capítulos da obra...



Tecendo histórias sob a expressão perpétua da angústia humana, do absurdo da nossa condição, do horror do ser humano, do nonsense de personagens pervertidos, sátiros e até pedófilos como salvadores, com situações muitas vezes exageradas. Personagens marginalizados como razão óbvia para produzir este trabalho, esse é o segredo onde a narrativa está amarrada.


O desenhista Herman Huppen (1938) nasceu em Bévercé, uma pequena cidade belga na região de Fagnes. Uma infância em guerra e uma adolescência marcada pelo desejo de sobreviver irão forjá-lo através do trabalho e do esforço. Ele frequentará aulas noturnas de desenho em arquitetura e design de interiores e ingressará em um escritório de arquitetura especializado em design de interiores de restaurantes. Parecia que não era destinado aos quadrinhos.



Seu casamento em 1964 com Adeline Vandooren o aproxima da nona arte pelas mãos de seu cunhado, Philippe Vandooren, futuro diretor da Dupuis, trabalhando meio período para um arquiteto e desenhando à tarde.


De mãos dadas com Greg, ficará seis meses em julgamento no estúdio do mestre, exibindo seu inegável talento, aprendendo a dar profundidade aos personagens e definindo um estilo gráfico muito pessoal e cheio de expressividade. Colaborando com Bernard Prince (1966) e The Comanche (1969). Hermann sente a necessidade de criar sua própria série. E começa Jeremiah, (1979) uma ficção pós-apocalíptica com violência amoral, com um editor alemão, Koralle Verlag, no francês Métal Hurlant e, o belga Spirou, abandonando Bernard Prince, e posteriormente inspirado em Las Torres de Bois Maury (1984 ),drama medieval e recriação histórica precisa. O lápis de Hermann não parava de produzir grandes trabalhos explorando novos caminhos e utilizando técnicas inovadoras. Atualmente, já em dueto com o filho, trabalha no segundo volume da série Duke.


Esta saga futurista se passa na América do Norte, dividida em três regiões raciais. Os índios vivem em solo desértico, separados por uma fronteira natural intransponível. Os negros , em uma pequena área limitada, acrescentam que um dos clãs tenta expandi-la usando o terror. E os brancos são parcialmente donos do país. As comunidades estão sempre isoladas, sem vínculos entre si. Com um modesto e pequeno negócio gerido por um líder que abusa do seu poder através de um jogo de equilíbrio.



Na estética, destacam-se o excesso e a megalomania dos líderes. Alcançando um máximo de crueldade. Num universo de homens, a mulher é usada como válvula de escape. Para irritar, muitas vezes a ação ocorre até em mictórios. Vão matar com todas as armas possíveis, com facas, serras de disco, martelos... neste mundo não vale a pena viver.


Vale notar o contraste entre as construções urbanas – ou o que delas resta – e a natureza selvagem. Visitaremos arranha-céus, laboratórios, aldeias fortificadas, edifícios industriais abandonados... e a natureza totalmente desolada. Desertos de dunas sem fim. Ameaçando pântanos e florestas. Causando um grupo heterogêneo que não é muito tranquilizador e cada vez dando mais espaço e força à cor criada por Fraymond. Especificando um processo labiríntico ao longo das três regiões e milhares de quilômetros. Os cartoons são colaborativos com todo o seu potencial, e exibem uma densidade onde, na verdade, só a violência e o dinheiro reinam num território destruído.


Hermann embarcará com seus personagens centrais em um épico criativo. Jeremias em seus primeiros volumes, se encaixa no arquétipo do herói tradicional herdado de Tintin. Um protagonista que acredita na justiça e na honra, um ser sensível que virá em socorro de quem precisa. Kurdy, ao contrário, já insensível à violência, escolherá matar, matar indiscriminadamente.



terça-feira, maio 23, 2023

HELLDORADO


 HELLDORADO 

Volumes 1 a 3 

Foi um dos nossos primeiros trabalhos de tradução. E olha que isso foi há mais de uma década. Já repostei esses arquivos por diversas vezes mas, sempre que os encontro em meu HD, não resisto e o faço novamente, dessa vez com um pequeno texto de introdução que talvez atice a curiosidade de novos leitores:

Na imensidão da selva sul-americana, uma terrível guerra está sendo travada entre facções opostas.


O descobrimento da América é sempre citado como um dos grandes e mais importantes feitos da humanidade. Mas devemos levar em consideração que, associada a essa palavra vai quase sempre (para não dizer sempre) o termo "conquista", que é quase sempre sinônimo de violência e morte. 

Helldorado é uma história, uma ficção, protagonizada por dois amigos, Hutatsu e Dathcino. Se dedicam a roubar o que resta depois do ataque das tropas invasoras espanholas aos povoados da região, deixando por onde passam apenas a morte e a destruição.

Esta atividade logo acaba, já que a dupla é capturada por guerreiros da tribo Syyana, e levados para a sua cidade-fortaleza, onde vão conhecer em primeira mão, apesar de sua rebeldia inicial, o obscuro segredo que se esconde por trás dos muros do lugar, e que é, não mais e nem menos que a existência de uma terrível doença que está dizimando os habitantes do local, conhecida como malária.

Junto aos doentes, cuidando deles, conhecem a doce Initsii, uma garota que expõe a sua própria saúde para ficar junto destes verdadeiros mortos-vivos.

O lugar é governado sem piedade pelo sacerdote Pavo-Caltan, um homem ao qual todos temem e respeitam, e que a base de sacrifícios rituais elimina qualquer chance de rebelião em seu povoado.

Mas claro, ao ver a capa do primeiro volume desta coleção, você deve estar se perguntando quem é o soldado, o militar que aparece nela. É o "flagelo de deus" (não confundir com Aguirre), o capitão Abatirso. Um verdadeiro energúmeno que está arrasando estas terras distantes com sua ânsia de conquista, e que não pensa duas vezes em utilizar seus violentos métodos contra os inimigos indígenas e até mesmo contra seus próprios homens, aos quais trata com punhos de ferro, prometendo a eles em troca de sua lealdade um regresso às terras espanholas se cumprirem a missão em dois anos... Mas esse homem de rosto queimado esconde um passado que nos será revelado a medida que a história avança, e que acaba tirando dele toda a imagem de heroísmo, levando-o para o lado de um psicopata.

Por motivos que não vou contar, o destino dos dois amigos e da jovem se separam, dando lugar a uma série de peripécias que nos levará não só a conhecer mais de um importante segredo, mas enfrentando cara a cara a própria morte, encarnada na imparável e contagiosa doença.

Depois do sangue inundar o local, o fogo e as explosões, quem ficará de pé? Existe um futuro para os sobreviventes e do massacre que se aproxima?

Com um ritmo frenético e cenas espetaculares, esta obra assinada por um trio de luxo, composta pelos roteiristas Dragan e Morvan, e ilustrada pelo talentoso desenhista argentino Noé, só poderia resultar em um relato apaixonante, no qual se demonstra que o poder e a ambição do homem geram apenas corrupção e violência, em um retrato da conquista da América desprovida de todo brilho e heroísmo.

Agora, se você ainda não é membro do nosso grupo fechado de scans aqui no Face, o HQ POINT PREMIUM, e espera que essa HQ seja um dia publicada no Brasil, acredito que você terá que esperar por muito tempo (talvez uma eternidade). O scan pode ser uma solução imediata para que você conheça esse material. 

Não perca tempo, seja hoje mesmo um dos nossos colaboradores,. Participe do HQ POINT PREMIUM!!!!