sexta-feira, maio 26, 2023

DYLAN DOG

 


DYLAN DOG
PERSEPÇÕES EXTRASSENSORIAIS
Tradução e letras: PC Castilho
(inédito no Brasil na versão impressa)
Disponível no formato scan no grupo HQ POINT PREMIUM



Dizem que, quando morre, uma pessoa rememora, em poucos minutos, todos os momentos mais importantes de sua vida. Esse é o mote da história Percepções extra-sensoriais, publicada no número 159 da edição italiana de Dylan Dog. Na história, um assassino em série mata para absorver essas memórias.

A sequência inicial é um ótimo exemplo de como o roteirista Pasquale Ruju e o desenhista Ugolino Cossu trabalham magistralmente o tema.

Nela, um homem é morto com uma facada por um personagem misterioso, vestindo um capote, um chapéu e uma máscara com um desenho a la Picasso. O homem pergunta por que está sendo morto. É quando ouve uma voz de sua mãe chamando para o jantar. A sequência pula para o enterro da mãe. Então pula para a primeira relação sexual dele, depois para o primeiro emprego, depois da a esposa reclamando que ele pensa apenas no trabalho. Há uma estratégia aqui que liga todas essas sequências, como se elas estivessem acontecendo uma logo após a outra, apesar de nitidamente se passarem anos: a última palavra de uma sequência é a primeira da sequência anterior. Will agradece à mulher com a qual teve a primeira relação sexual. No quadro seguinte o dono da empresa que o contrata diz que ele não precisa agradecer pelo emprego, pois seu currículo é excelente. Will responde que tem certeza de que gostará do trabalho. A esposa diz: “Do que tem certeza, Will? Do fato de que continuará passando todos os dias e noites em seu maldito trabalho?”.

Dylan Dog se liga à trama quando conhece, num Museu, uma sensitiva surda, Clarice Anderson. Ela é uma das grandes atrações de um congresso de percepção extra-sensorial. O assassino do início da história está matando os convidados e as mortes parecem ter alguma relação com a moça, já que ele envia e-mails para ela com fotos dos assassinatos. Aliás, tudo indica que ela é seu principal alvo.
Assim, a HQ tem todos os elementos de uma história de DD, incluindo deliciosas sequências de Grouxo fazendo piadas. E prepare-se: a última página apresenta uma reviravolta realmente surpreendente.

De negativo apenas o uso da cor, que em muitos momentos parece desproporsitado. Os quadrinhos bonnelli são tradicionalmente preto e branco e nem sempre acertam quando resolvem fazer uso da cor.

Gian Danton

Nenhum comentário:

Postar um comentário