quinta-feira, maio 25, 2023

ALEX TOTH - BRAVO FOR ADVENTURES

 


BRAVO FOR ADVENTURES
Tradução e letras: PC Castilho 
(Disponível em scan no nosso grupo do Facebook)

AVIADORES, DAMAS E GANGSTERES


Uma homenagem a aventura mais clássica assinada por um 

mestre indicutível dos quadrinhos.

Alex Toth é um autor reverenciado pela profissão, mas que nunca levantou grabndes paixões entre os leitores. Talvez porque raras vezes pode contar com um roteirista à altura de sua capacidade artística. Grande desenhista e excelente narrador, um de seus trabalhos mais populares foi a adaptação da série da série televisiva O ZORRO, publicada entre finais dos anos cinquenta e início dos sessenta, apesar de que suas criações principais mais pessoais foram histórias de terror realizadas para a Editora Warren uma década mais tarde.



Também desenhou inúmeras histórias desde a Era de Ouro aos anos setenta para empresas como a Dell, Timely, Gold Key, Standard e DC, além de trabalhar em séries famosas de animação para a Hanna-Barbera.

Entretanto, descontente com a indústria e animado pelo reconhecimento dos quadrinhos na Europa, durante os anos setenta produziu BRAVO FOR ADVENTURE para uma editora francesa com absoluta liberdade criativa. Mas a obra só seria lançada na década seguinte e mesmo tendo uma breve sequencia sendo lançada em 1983, não teve uma boa aceitação para continuar.

As duas partes são reunidas neste volume, que também inclue desenhos promocionais, testes e desenhos de páginas que nunca chegaram a ser impressa.



AMBIENTE RETRÔ

Jesse Bravo é um piloto que gerência um negócio de voos de aluguel, além de exercer de vez em quando o papel de especialista. A história tem lugar durante a Grande Depressão; nos dias do crime organizado mas também na idade dourada da aviação e indústria do cinema. O protagonista é fisicamente parecido com Errol Flynn, escolha acertada considerando o tipo de herói e aventura que reivindica a obra. E, como o seu homólogo cinematográfico, é um personagem bonito, brincalhão e corajoso.

Entre os personagens secundários estão Nico Kardos, dono de um cassino flutuante; Vivi Powell, a atraente filha de um vigarista de Hollywood; Bumper, o mecânico; Bo Bannon, aviador e antigo amigo de Jesse... além do resto da esquadrilha, de produtores de cinema, poiliciais e pistoleiros. É um argumento sobre a coragem e as amizades quebradas, com alguma coisa de intriga e violência, doses de tensão sexual não resolvida e ação à base de perseguições de carros e aeroplanos. É desenhada com um preto e branco sintético, elegante e efetivo, cujo magistral sentido de iluminação, narrativa e desenho dão forma a uma história com a estética do cinema de aventuras e do gênero NOIR dos anos trinta.



A segunda parte é um breve devaneio do protagonista, que permite a Toth experimentar com a sequência, as onomatopeias e a montagem de uma peripécia surrealista.

BRAVO FOR ADVENTURES foi uma tentativa frustrada de realizar uma HQ autoral antes que as graphic novels se tornassem moda nos Estados Unidos. Uma tentativa de um criador inquieto e eternamente insatisfeito que nunca pode fazer uma obra que lhe fizesse justiça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário